Aprendendo a contar os nossos dias

Texto: Salmos 90.12

A Bíblia diz que precisamos aprender a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios. Contamos os nossos dias a partir de marcos, pontos chaves na vida. Leia: Lv 25:8-9.

Os ciclos começam então a partir de datas importantes em nossa vida como o dia em que formei, o dia em que arrumei um emprego, o dia em que casei, o nascimento do primeiro filho, a morte de alguém querido. Para cada área da vida temos ciclos de sete anos seja profissional, familiar, espiritual, etc.

Muitas vezes você não consegue ver os ciclos em sua vida porque você os interrompe, não ficando mais que um ano em determinada atividade, antes do completar o ciclo. 
O que queremos é esclarecer o que significa cada ano em nossas vidas

1. Ano é o ano do Aprendizado
O primeiro ano de casamento é o período de adaptação, O primeiro ano na igreja é o ano de aprender a andar com Deus, o primeiro ano profissional é o ano de aprender a trabalhar, o primeiro ano não se espera resultados, não se espera frutos deles.

2. Ano é ano de trabalho árduo
No segundo ano você pega um pouco de segurança, mas é um ano de trabalhar duro. Muitos desistem neste ano, pois querem coisas fáceis. Este é o ano de quebrar pedras, de paciência e persistência. O que você aprendeu no primeiro ano vai exercitar no segundo.

3. Ano é o ano da intimidade, da afinidade.
Chamamos este ano do ano da amizade. Jesus só fez aliança com os discípulos depois do terceiro ano. Jesus e os discípulos andaram juntos três anos, pois após três anos a amizade é checada. A amizade de três anos é difícil de romper. (O fio de três dobras).

4. Ano é o ano onde se começa a frutificar - Lc 13:6-9
O quarto ano é o ano da oportunidade e o ano do teste, pois é a data limite para Deus encontrar fruto (Lc 13:6-9), e o fruto que houver neste ano pertencerá a Deus e não a você (Lv 19:23-24), o fruto deste ano é um reenvestimento. Leia: Levitico 19:23-24.

5. Ano é o ano da perseverança - II Rs 13:17-19
Elizeu dá instruções ao rei de Israel para lançar flechas sobre o exercito inimigo e ele o faz, mas para na terceira vez e Elizeu se indigna por ele não ter tentado pelo menos até a quinta ou sexta vez. O que Elizeu estava passando para o rei é que a quinta vez seria a vez da perseverança.

6. Ano é o ano da benção Tríplice de Deus Lv 25:18-21
A Bíblia diz que no sexto ano a terra dará fruto equivalente a três anos, é o ano da colheita superabundante. No sétimo ano as pessoas iriam comer do que a terra havia dado no sexto ano. A Benção triplicada é a benção do pai do filho e do Espirito Santo.

7. Ano é o ano do desfrute, o ano do descanso.
É o ano de comer do fruto do seu trabalho. A bíblia conta que quando o povo de Deus estava em caminhada no deserto, no sexto dia o maná vinha em dobro para que o povo comesse também no sétimo.

8. Ano é o ano do recomeço de um novo ciclo
O oitavo ano é o ano de começar um novo ciclo, só que agora com algo que você já adquiriu no ciclo passado, talvez bens, dinheiro, experiência, unção de Deus. O oitavo ano é o primeiro de um novo ciclo então você precisa começar este ano semeando algo para colher. Deus vai testar a sua disposição e fidelidade, um teste em um nível maior, pois um ciclo já foi completado

Na vida de nossa igreja este é o quinto ano de um novo ciclo. Este é o ano da perseverança, precisamos então como igreja de perseverar para que Deus possa nos dar a sua benção tríplice em 2013. Precisamos compreender a perseveram pois Deus tem um propósito com ela.

a) Deus é Deus da ultima hora – Mt 25.5
b) A perseverança separa os perdedores dos vencedores - I Sm 30:9-10
c) Os que perseveram é que provam do melhor de Deus em suas vidas – Mt 28.1-14


Tg 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

Perguntas para compartilhamento

1. Com sua célula, identifique datas que marcaram a vida de cada um, e descubra, nessas áreas, quais ciclos que cada irmão esta vivendo.

2. Em qual ciclo, da sua conversão, você esta? Compartilhe como você tem experimentado de Deus a cada ano da sua vida cristã.

3. Alguém já conclui todo um ciclo na célula? Ou, alguém já passou pelo ano da perseverança? Se sim, compartilhe como você, em Cristo, conseguiu vencer.