Avivamento dos Vencedores - Parte 1

Imagem

Após a ressurreição de Cristo, dois discípulos andavam pelo caminho em direção a Emaús conversando sobre o que havia acontecido com o Messias. A Bíblia diz que Jesus se aproximou deles, porém não reconheceram o Senhor. 
Mais à frente, o Senhor manifestou-se novamente e perguntou se eles recordavam de um homem que se aproximou deles enquanto andavam pelo caminho. Ao responder que sim, Jesus revela que este homem era o próprio. Em resposta, eles disseram: É verdade; bem que nós percebemos que enquanto íamos pelo caminho conversando com o Senhor, o nosso coração queimava.

Um certo general, ao desembarcar com seu exército na costa da Inglaterra, mandou que os soldados olhassem para trás. Quando olharam, viram seus navios incendiados, devido ao fogo que o próprio general havia colocado. Então, ele explicou a seus soldados que ainda que eles fossem poucos, se houvesse uma oportunidade de voltar atrás, eles nunca conseguiriam conquistar aquele país. O resultado foi a conquista da Inglaterra. 
Em Êxodo Deus ordenou que Moisés jogasse seu cajado no chão. A vara nos fala de apoio, de área de segurança. Aquele general, assim como Moisés, jogou fora sua zona de segurança. A história desse homem serve para expressar o desejo de quem quer um avivamento.

Estamos cansados de ouvir falar de como Deus tem agido aqui, ali, agiu no passado e não experimentamos nada no tempo que se chama hoje. Dentro de nós não deve haver a opção de “se der, eu verei”. Não devemos aceitar nada menos do que o que está escrito na Palavra do Senhor, nada menos do que um avivamento. Deus quer remover nossas muletas, as famosas desculpas “isso é função do líder, do pastor, do intercessor”. Essa função é minha e sua. Você precisa ter uma única opção: ou você vê o avivamento ou você morre. 
Para que haja avivamento, precisamos compreender que o trabalhar do Espírito Santo está relacionado com construir e destruir (Eclesiastes 3.1-8). É assim que o Espírito Santo trabalha na Igreja. Em um momento Ele nos dá sonhos para construir e o mesmo Espírito, depois, dá unção e ousadia para outro destruir o que você construiu. Todas as coisas passam. Há tempo para todo propósito debaixo do sol. Não se apegue a nada. Ser livre quer dizer que, se hoje nos reunimos em prédios, mas amanhã o Espírito nos disser que temos que nos reunir em praças, nós derrubamos os prédios e vamos para as praças. Sabemos começar em Deus, mas precisamos aprender a parar em Deus. Quando o homem não pára, Deus o pára. Foi assim com Felipe, que estava no meio de um avivamento quando Deus mandou que ele fosse ao deserto pregar a um único homem. Felipe era homem de Deus e sabia que havia tempo de estar no meio do tumulto e tempo de estar no deserto. Temos que aprender a discernir o tempo de Deus. Efésios 3.8-12 diz que a Igreja do Senhor tem várias formas, a fim de abalar o mundo espiritual e se tornar conhecida pelos principados e potestades. Isso quer dizer que Deus não age de um jeito específico. A multiforme sabedoria de Deus galga lugares onde nunca pensamos ir antes. Somos livres de qualquer modelo, método ou maneira de fazer; estamos presos apenas ao Espírito de Deus. 
Em Juízes 6, vemos a história de Gideão e do povo de Israel. Este texto mostra o caminho que leva ao avivamento. Gideão experimentou uma renovação pessoal após ter tido um encontro com Deus. Deus o chamou e ele respondeu. Por causa desta resposta, Deus começou um mover sobre àquele lugar. Esse avivamento se tornou um movimento que resultaria na libertação daquela nação. Certamente o Senhor e o Seu governo foram expressos e estabelecidos através daquela geração. 
A primeira coisa que aprendemos com Gideão é como o avivamento não vem. Para sabermos como ele vem, precisamos saber como ele não vem. O avivamento não vem quando:

  •  Os filhos de Deus fazem o que é mal (Jz 6.1): Enquanto nós, como Igreja, estivermos fazendo o que é mal perante o Senhor, o avivamento não virá. É preciso que haja um arrependimento profundo, genuíno, gerado pela luz de Deus, pela santidade de Deus em nós. Deus é Santo; três vezes santo. O arrependimento tem que afetar nosso caráter, nossa ética, nossa consciência de não defraudar o outro, de ficar dando jeitinho. Nossa consciência tem que ser afetada pela santidade de Deus.
  • Quando o povo de Deus se esconde (Jz 6.2 - 5): Isso acontece quando o povo de Deus se esconde em seus grupos com medo de se contaminarem. Nós estamos aqui para influenciar e contaminar. Esconder é permanecer no meio de crentes, trabalhando e estudando com estes. Temos que ir para o meio dos espíritas, dos macumbeiros. São esses que precisam ver a luz que está em nós,

O avivamento vem quando as pessoas começam a ver Deus nas nossas vidas. Isso não quer dizer que você vai fazer amizade com o mundo e abrir seu coração para ele, pelo contrário, isso quer dizer que não é pecado andar com quem está nele. Lembre-se: Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Jesus era chamado de “amigo dos pecadores”. 
Será muito prazeroso, quando estivermos na fila do céu e alguém chegar e disser: Obrigado por ter falado de Deus para mim”; mas imagine como será triste se quando estivermos indo para o céu escutarmos: “Por que você não pregou para mim; por que você não me  falou do amor de Deus?”
 Quando nós saímos do buraco, Deus tira vidas do buraco. Se o diabo for mais forte do que o seu Deus, então você terá razão para se preocupar em ser contaminado.

  •  Quando o povo de Deus não clama ao Senhor (Jz 6.6): Deus sempre trouxe avivamento na Terra como fruto de clamor. Mas, também é verdade que nunca haverá clamor sem o conhecimento do coração de Deus.

Quando Jesus foi ressuscitar Lázaro, chorou não porque Lázaro tinha morrido, mas por causa da grande multidão de perdidos que estavam reunidos e não havia clamor por eles. Só vamos ter um clamor quando nosso coração for igual ao de Deus, ou seja, um coração que clama pelo perdido. Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas, às vezes, parece que não ligamos para isso. 
Nós estamos engordando demais em tempo de matança, de jejum e de guerra. Temos que parar de sermos cegos e insensíveis para as realidades que estão diante de nós, pois o juízo começa pela casa de Deus.

O avivamento é uma obra da ação soberana de Deus em resposta ao clamor do Seu povo. O povo clamou e Deus respondeu a Gideão. Quando Deus vai começar um avivamento, Ele chama um homem. Tudo começa com uma pessoa. Gideão era o menor da família e da menor das tribos. Deus começou com Gideão e continua começando com indivíduos. Deus vai usar gente que tem compaixão pelo povo, pela cidade, por seu país e por sua família. 
Deus vai usar pessoas que não aceitam nada menos do que o mínimo de Deus. O avivamento e o poder de Deus são para aqueles que crêem. Gideão era uma pessoa que cria. Deus vai usar pessoas que enxergam a corrupção deste mundo. Não adianta ver as coisas que estão acontecendo no nosso país e no mundo e fazer de conta que não temos nada a ver. Lógico que temos; somos o sal da terra, somos a Igreja, somos a luz do mundo. Somente quem quer salgar, quem quer iluminar, quem se importa, se levanta diante das injustiças deste mundo e protesta contra elas. Mas o que nós temos feito de fato, na prática? Temos aberto nossa boca, temos falado algo? Temos que salgar, iluminar, fazer diferença neste mundo, não pensando em nós porque Deus nos dá tudo, mas pensando no próximo que precisa conhecer a Deus. 
Amós 8, do versículo 4 ao 14, diz que não podemos ignorar o que está acontecendo no país. Deus não vai usar o homem que quer glória pessoal (Jz 6.15). Em tempo de avivamento tem mais gente procurando ser famoso do que ver a glória de Deus sobre a terra.

Avivamento é mais que um estado de excitamento, é algo profundo. A obra do Espírito tem que edificar nossa fé, nossa vida, penetrar nas entranhas de cada um de nós, alterar nosso dia-a-dia, mudar nossa maneira de existir, perpetuar a nossa vida, gerar alguma coisa que seja absolutamente nova e que seja mais difícil de ser realizada do que simplesmente participar da coreografia do avivamento. 
Por último, Deus vai usar pessoas que passam por uma purificação pessoal e familiar. O avivamento não virá antes que aconteça uma purificação em sua vida e em sua casa (Jz 6.25). Gideão teve que tirar o poste-ídolo da casa de seu pai. Somente virá avivamento depois que tirarmos todos os ídolos da nossa casa e da nossa vida. Avivamento que acontece somente dentro da igreja, mas quando você chega a sua casa é um inferno, está tudo mal, não é avivamento. Se em sua casa não tem glória, você não vai ver glória de Deus. A primeira coisa que você precisa entender é que o avivamento começa na sua casa e na sua vida.