EDIFICANDO A CASA DE DEUS

JOÃO 15:1-17

1. O maior estágio de maturidade que um cristão pode chegar é ter revelação de que ele está em Cristo e Cristo está nele, e que a vida que ele vive é para expressar a Cristo.
  2. A verdade revelada tem dois aspectos fundamentais: O aspecto individual e o coletivo,individualmente Cristo está em mim e corporativamente, nós estamos em Cristo.
  3. A igreja nos dias de hoje tem posto o foco só no aspecto individual, Cristo em mim. Isso realmente é importante. Quando passamos pelo novo nascimento Cristo está em nós e por isso temos acesso ao Pai e recebemos as bênçãos que está em Cristo nas regiões celestiais.
  4. Mas a verdade espiritual possui o outro lado, nós também estamos em Cristo. Isso aponta para o corporativismo, pertencemos ao corpo de Cristo, fomos incluídos no seu corpo.
  5. O senhor Jesus disse em João 15:5 “Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto”.

Portanto a frutificação depende dos dois aspectos.

1. Precisamos permanecer nele para produzirmos frutos. Isso de forma prática é permanecer ligado ao corpo, à igreja.
  2. As bênçãos de Deus só são derramadas se permanecermos nele, ligados corporativamente aos membros do corpo. Quando vivemos a vida em comunhão com os irmãos “quão bom e maravilhoso é que os irmãos vivam em união” Salmos 133
  3. O propósito eterno de Deus é que o homem seja sua habitação e isso só pode acontecer de forma corporativa.
  4. Mais uma vez precisamos compreender de forma individual e coletiva a verdade do propósito de Deus. Do ponto individual. Somos feitos templo de Deus, Jesus veio habitar em nós, na pessoa do Espírito Santo 1Cor 3:16.
  5. Individualmente, somos habitação de Deus, mas a verdade maior e mais ampla, é que só podemos ser casa de Deus e corpo de Cristo de forma corporativa 1Pe 2:5.
  6. Cada membro precisa compreender a necessidade de permanecer em Cristo de forma prática. Se permanecermos em Cristo e Ele em nós, esse dá muitos frutos. João 15:5.
  7. Só permanecemos em Cristo quando somos edificados, inseridos no edifício de Deus. Podemos ser salvos e viver uma vida isolada, uma vida de derrota e fracasso, que não produz frutos, se não permanecermos nele, ligados ao corpo.
  8. Isso acontece de forma pratica na célula, onde cada um está sendo edificado e edificando a outros, quando estamos ligados com o os nossos irmãos.
  9. O alvo final de Deus é se manifestar através do corpo de Cristo a igreja, sobre a face da terra Ef. 2:20-22.

Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim. Gálatas 2:20