SERVOS OU EMPREGADOS

A primeira coisa que precisamos aprender na casa de Deus é que fomos comprados por um alto preço, temos um Senhor e dono.
Não somos mais de nós mesmos, afinal nunca fomos.
Não existe neutralidade no mundo espiritual. Ou pertencemos ao reino das trevas ou ao reino do Senhor.
Jesus se manifestou aqui neste mundo para desfazer as obras das trevas.
O princípio básico do reino é o senhorio. Por  causa de uma mentalidade moderna perdemos a sentido da palavra “servo”.
Servo significa escravo; aquele que pertence, quem tem um dono, que está preso a alguém. O fato é que temos um dono e somos servos do Senhor neste princípio de submissão
O Senhor nos comprou do Reino das trevas e nos transportou para o reino da luz, afim de que manifestemos sua vida.
A função do servo é: servir a igreja e os irmãos. Quando estamos servindo o irmão, então estamos servindo ao Senhor.
Mas, podemos servir na casa de Deus com duas mentalidades:

• Como servos
  • Como empregados

Há questões espirituais muito sérias envolvidas nestas duas mentalidades.
Como você tem servido ao Senhor? Como servo ou empregado?
A igreja somente pode ser edificada por servos. No reino de Deus os que servem receberão galardão; mas os empregados receberão o pagamento aqui nesta vida.
Gostaria de compartilhar algumas diferenças entre atitudes daqueles que são servos genuínos e daqueles que tem uma mentalidade de empregado:

• Tanto os servos quantos os empregados podem fazer o trabalho. Somente os servos edificam, frutificam,  multiplicam.
  • Quando agimos como empregados na obra de Deus, estamos nos excluindo das bênçãos da aliança. Não estou dizendo que não possa haver pessoas remuneradas na igreja, Paulo chega a dizer que aqueles que trabalham melhor devem ter salários dobrados (I Tm 5:17).

Vejamos as diferenças:
Servos sempre estão dispostos a tomar a cruz.
Empregados só aceitam cargos.
Servos não esperam pagamentos e nem reconhecimento.
Empregados só fazem se receber.
Muitas vezes ouvimos pessoas dizerem: ” Fizemos tanto por essa igreja, para este pastor, por este líder e agora o que recebemos?”. Esta é a evidência para saber qual é a nossa mentalidade, se só servimos ou esperamos receber pelo trabalho.
Há muitos tipos de moedas que se espera receber quem tem a mentalidade de empregado.
Alguns esperam posições, cargo, honra, mordomia, privilégio, reconhecimento público ou alguma recompensa. Pessoas com essa mentalidade são eternamente descontentes, estão sempre criticando projetos, reuniões, discipulados, estão sempre cansados, insatisfeitos com os líderes, células, irmãos....
Empregados recebem sua recompensa aqui, servos esperam o reino.
Empregados escolhem a quem servir. Servos servem a todos sem distinção, pois escolhe a vontade de Deus.
Servos se alegram quando trabalham. Empregados sentem o trabalho um fardo e acham que sempre estão sendo explorados.
Servos fazem o que é necessário e o que for preciso ser feito. Empregados só fazem o que é mandado.
Servos sempre estão dispostos a fazer mais, Empregados sempre acham que estão fazendo demais.
Empregados sempre estão a procura do melhor lugar para trabalhar, servos sempre encaram como oportunidade para servir todos os lugares.
Empregados escolhem a quem se submeter, Servos perguntam a quem deve se submeter.
Empregado sempre quer mudar de serviço, de célula, de rede, de igreja etc.... Para ele, em outro lugar vai se dar melhor; que o serviço é mais fácil e paga mais.
Servos pensam nas suas responsabilidades, Empregados estão de olho no que os outros estão fazendo.
Servos pensam como mordomos, empregados pensam como patrões, pois esse é o seu alvo e estão sempre buscando promoção.
As únicas pessoas que são realmente felizes são aquelas que aprendem a servir. Porque sabem que esta é a vontade de Deus.
Servos sabem que não se pertencem e que não tem nada em si mesmo, estão sempre dispostos a tomar a Cruz.