A Quem Deus Procura? Jo 4:19-24

É normal, sempre que possível,  procurarmos  escolher o melhor  da vida natural. Escolher uma mala cheia de dinheiro a um pirulito; um carro novo a um fusca 68; isso faz parte da vida, e é regido por critérios e valores,  e determinando comportamentos, atitudes e escolhas.
      Será que também escolhemos o melhor em nossa vida espiritual?
      Embora nossa vida é uma só, com aspectos naturais e espirituais, temos dificuldade de escolher rápido o melhor no aspecto espiritual.
             Você é rápido para escolher caminhos mais excelentes em sua vida espiritual?
             Você é normal espiritualmente ou está em dúvida?

Um caminho mais excelente

Faz parte do que Deus espera de nós o escolhermos o mais excelente caminho  porque Deus procura  pessoas excelentes.

Dentro da igreja existem  três  grandes grupos:

1º Os desinteressados por Deus – Vêm à igreja por diversos motivos, menos Deus.  São religiosos que por desencargo de consciência, vêm à igreja, talvez obrigados pelos pais, amigos ou cônjuges.

2º Os interessados por Deus – Sempre buscam algo, às vezes somente a cura, mas depois de uma experiência com Jesus,  até permanecem.
     Buscam restauração do casamento,  da vida financeira...às vezes  até querem  conhecer mais o Senhor Jesus .
    Têm fé que encontrarão o que procuram, e até  acham.

3º Aqueles por quem Deus se interessa e busca – Estes Deus separa, são pessoas  que tem um coração diferenciado.
         Vemos no texto, que havia uma disputa sobre onde adorar, a Quem adorar, formas de se como adorar, estilos de adoração enfim, visões diferentes sobre adoração.

O ser humano pode procurar objetos e seres para sua adoração, geralmente de acordo com suas preferências espirituais ou culturais. Mas Deus procura os adoradores que O adorem em espírito e em verdade.

Isto nos leva a algumas constatações:

Se O Pai procura verdadeiros adoradores é porque há muitos falsos adoradores.
    Se O Pai procura verdadeiros adoradores, é porque podemos ter uma adoração que não é nem falsa, nem verdadeira, mas motivada por preferências pessoais e culturais.

Qualquer pessoa pode desenvolver as características necessárias se não as tem.

Quais características Deus está procurando? 1 Pe 2:9

Deus tem um projeto, reinar e governar  sobre toda terra. Ele vai escolher os seus que possuem as características para realizar  seus propósitos.

Podemos comparar com a escolha de tomates.
          Há os da baciada, onde há coisas boas misturadas às estragadas, que não servem aos propósitos de Deus, e há os escolhidos.
           Estes serão, dentre outras coisas, sacerdotes reais, mas o que é ser um?

Sacerdócio Real

Vemos que é uma palavra composta de duas funções, sacerdote e rei, onde cada um tem um propósito claro e definido: ambos sabem a que veio e o que precisa ser feito
            Todo príncipe é criado sabendo que um dia vai reinar sobre alguém; o sacerdote tem um ofício sobre alguém.

Igualmente, se o Senhor o chama, é preciso primeiro saber o propósito profético para sua vida,
    O que você tem edificado para a eternidade? Características interiores como paciência, mansidão, amor,  etc…mas e os frutos que permanecem (vidas)?

Vejamos algumas características de sacerdotes reais

Para ser verdadeiramente um rei:

1. (JESUS  é o rei dos reis).Precisam ser filhos de reis
  2. São pessoas que se enquadram, que aceitam o propósito de Deus para sua vida.
  3. São pessoas posicionadas, decididas, buscam a excelância, que não se omitem de tratar com os problemas do reino e reinam.

Frente a um casamento insosso, decidem mudar.
          No trabalho, mesmo quando o patrão não está, trabalham como se estivesse.   .         Na célula, se algo não funciona, vai ao líder oferecendo ajuda, para que ela rompa em fé.
          Estes Deus pode escolher, pois farão o que for preciso, mesmo que ninguém esteja olhando.

Um sacerdote se distingue dos demais, quando:

É consagrado (separado).

• Ser consagrado é alguém que está à disposição de outro e sabe o que convém ou não fazer. (Nm 6)
  • Jamais poderemos deixar que a razão de nossa vida sejam coisas materiais, viagens, preocupação em adquirir coisas etc…
  • Esteja sujeito a autoridade de Deus, tornando-se Seu instrumento. Porém jamais receberemos autoridade se não nos sujeitarmos a  autoridade sobre nós, alguém que nos oriente, a quem prestamos contas, respeito e que não nos deixará passar por caminhos que não devemos andar.
  • Devemos ver o que deixamos entrar em nossa vida,  relacionamentos que geram morte, programas de TV, Internet etc… que nada edificam em nós, mas trazem separação com Deus, nos faz perder a intensidade com Deus.

Para que o Senhor nos separou?

1 Pe 2:9b …para que anunciais…– O mais importante para este mundo é que anunciemos Jesus.

Deus separa um grupo de pessoas para fazer o que é mais importante em todos os tempos.

Muitos pensam que não é preciso tanto esforço, que só o ser salvo e não ir para o inferno já está bom, mas cuidado, o propósito de Deus não é te tirar do inferno, e sim ter você para Ele, como agente do reino.

Eclesiastes 12.1 – “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles”.

Lembrar significa não apenas uma ação mental, mas também implica em agir em concordância com o pensamento.

A finalidade da vida é, portanto, pensar em Deus, adorá-lo, estabelecê-lo como o alvo da vida e agir para alcançar esse alvo. Enquanto todas as demais buscas resultam em nada, essa busca prepara a pessoa para encontrar-se definitivamente com Deus e ser encontrado por Ele.
Não existe nada mais importante do que ser encontrado  por Deus.