O tempo determinado por Deus debaixo do céu

Ec 3:1-22

  1. O estado variável do homem.

A existência do homem sobre a terra varia no tempo e no espaço, devido a sua estrutura biológica frágil, corrompida, sentenciada à morte. Gn 3:19.
            A vida biológica volta de onde veio e a espiritual permanece eternamente com Deus. O livro de Eclesiastes encerra sua mensagem mostrando o fim de todo homem e a existência da alma que é eterna, que vai ser julgada pelas obras, praticadas aqui na terra, dizendo“(...) e o pó volte para a terra como era, e o espírito volte para Deus que o deu. Vaidade de vaidade, diz o pregador, tudo é vaidade” Ec 12:7.

  1. . Eclesiastes é o livro das experiências da alma de todo homem, aqui na terra debaixo do Sol. Portanto a palavra chave é a  porque tudo passa com o decorrer dos dias, é transitório. Ec 3.1:8Tudo que o homem constrói para si debaixo do Sol, é vaidade“vaidade”;

 "8 vaidade de vaidade, diz o pregador, tudo é vaidade". Ec 12:8.

  1. . O livro de Eclesiastes trata de experiências temporais,  dos atos humanos sobre a face da terra. Portanto, na vida material longe de Deus tudo é vaidade, com inevitável aflição de espírito, de canseira e desapontamentos, angústias, aflições... As experiências temporais do homem
  2.  Eclesiastes é uma profunda reflexão da experiência da vida de cada pessoa. E revela a vida de Salomão o Rei,  filho de Davi quando se distanciou de Deus, e passou pelas aflições que a vida oferece, como vemos nos contextos do livro a seguir:

a) Todo trabalho material do homem é vaidade e canseira. Ec 1:1-3;
b) A rotina da vida se repete de geração em geração sem resposta satisfatória. Ecl 1:4-11;
c) Descobriu que o prazer (Ec 2:1-11), a alegria carnal, (Ec vs. 1), a bebida (Ec vs. 3), a construção material, a atividade econômica, Ec vs. 4), as possessões e a escravidão humana, (Ec vv.5-7, a riqueza e a música, (Ec vs. 8), viu Salomão que tudo era vaidade debaixo do Sol, (Ec 2.11), valores passageiros.
d) Ele experimentou o materialismo, (Ec 2:12-26), a limitação do tempo nas decisões do homem, (3.1-15), a injustiça, (3.16), a semelhança da vida biológica e da morte, tanto no homem natural como nos outros animais, todos foram feitos do pó e voltarão para o pó, (Ec 3:19-20).

  1.  Observou que os homens viviam a máxima do hedonismo = A  Doutrina moral que considera ser o prazer a finalidade da vida:  (Ec 5:7-20).“comamos e bebamos que amanhã morreremos”.

Viu que tudo era vaidade debaixo do Sol, pois, tudo que o homem acumula aqui na terra, nada levará para a eternidade, como disse o sábio Salomão: “nú saiu do ventre da sua mãe, assim há de voltar como veio”. (Ec 5:9-17). 

Como está escrito no livro de Eclesiastes: 1:1-5; 14.

   O KAIROS,  O TEMPO INVARIÁVEL DE DEUS =  A ETERNIDADE.

Para Deus há somente um tempo: a Eternidade.
Para Deus não há limitação de tempo, mas, só a eternidade. Ex 3:13-15; Is 43:13; 44:6; 
 A soberania de Deus e o tempo debaixo do Sol. 
É o Deus onipotente que controla o tempo para que se cumpra todas as coisas com relação ao Seu plano eterno em Cristo Jesus, como está escrito:
 “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”.(Gl 4:4-5). 
 O tempo é um estado invariável de Deus. Em Ec 3:14 afirma, apesar do estado variável e limitado do homem, o estado eterno é  invariável para Deus
O  KAIROS = TEMPO DE DEUS, (“ Kairos (καιρός, “o momento certo” ou “oportuno”)  
A palavra grega “Kairós” é utilizada para designar o momento certo ou oportuno de um acontecimento.
 Esse acontecimento, no entanto, representa um fato importante e marcante...
 O homem materialista que não pensa na eternidade, que só vive para a vida material, é louco.            

O tempo é uma oportunidade
       O tempo é um prazo  determinado para discernimos e tomarmos decisões.

Precisamos aprender a discernir as mudanças de tempos espirituais, pois Deus tem propósitos para  nossas vidas em cada uma deles.   
 
Para que serve as mudanças de tempos?

- Para gerar maturidade espiritual.
- Para produzir frutos genuínos.
- Para nos testar e nos moldar no padrão de Cristo.
- Para revelar a realidade,  do nosso coração.

“O tempo é uma maneira de DEUS nos aperfeiçoar. Para você é tempo, mas para DEUS é tempo de tratamento, aperfeiçoamento ”.
Quem sabe seu milagre ainda não chegou devido a atitudes e posicionamentos que DEUS quer tratar contigo. Todo milagre e  promessa passa pelo teste do tempo.

É importante que cada um de nós saibamos dar  respostas certas nas mudanças.  de tempo. ( salmo 90) 
      Só  há uma maneira de darmos respostas certas, e no tempo certo é conhecendo o SENHOR.
 
Precisamos nos preparar para esse tempo:
 “PREPARA-TE PARA O DIA DA OPORTUNIDADE, POIS QUANDO ELE CHEGAR, SERA TARDE DEMAIS PARA SE PREPARAR”
 Jesus na parábola do rico insensato diz que o homem avarento que acumula a riqueza para deleite da sua alma na vida presente é louco, porque, como disse Jesus:  
 "(...) Deus pode pedir a sua alma nesta noite e o que tens para quem será? “Assim é aquele que para si ajunto tesouros, e não é rico para com Deus”. Lc12.16-21.
                       Os que edificam para Deus colherá eternamente.