PROPÓSITO DO DESERTO -( ICor 10:1-13; Lc 4:1-1-13

Por que será que Deus levou o povo para um deserto?
Por que o Espírito Santo levou Jesus para o deserto?

O primeiro problema do povo no deserto, que viu a manifestação dos milagres, era um coração incrédulo.

E o seu coração como está? Você crê que o Senhor pode mudar a circunstancia da sua vida? 

Quando falamos de deserto, lembramos de sequidão, estio,  aridez. Imaginamos um lugar solitário, inabitado, isolado, abandonado, privado de cuidado e da proteção de outros, especialmente de amigos, conhecidos, parentes e irmãos.

- Sabemos que existe desertos na vida de todos, mas o propósito de Deus para você não é o permanecer lá, ao contrário, como Cristo, depois de testar suas convicções, expor o coração,  saímos  do deserto no poder do Espírito Santo para realizar grandes coisas e seu testemunho de vida impactar todas pessoas a sua volta . 
- O propósito de Deus para nossa vida não é o deserto, a travessia do povo de Israel pelo deserto  era  a preparação para entrar em Canaã, lugar das promessas. O mesmo se aplica a nós.
Deus não tem o deserto como uma experiência constante sobre seu casamento, seus relacionamentos, suas finanças, sua vida profissional, ministerial etc…
- Somos os grandes responsáveis com relação aos sofrimentos em tempos de desertos, e o tempo que lá vamos passar. 
- É preciso experimentar que Deus é real, que  é um Deus de vitória que conquista e atua em nosso destino para sermos vencedores. 
- Para isso precisamos ter algumas atitudes para vencer o deserto e entrar em Canaã .

1ª atitude: crer que Deus está com você

Seus familiares, a igreja, os pastores, podem te deixar, mas, Deus nunca te deixará e não faltará a presença de Deus em sua vida se tão somente você ousar crer que Deus está presente.

Uma das coisas mais dolorosas da cruz para Jesus foi o desamparo de Deus, o estar cercado por demônios que o queriam tragar (Sl 22), porém Jesus se propôs ao desamparo, como substituto nosso, como garantia que nunca estaremos sós (Jr 20:11). 
-No deserto vai existir tentação (Is 43:2), mas não é preciso temer coisa alguma, Jesus, se fez homem, para que nós, homens, fossemos também vencedores.

2ª atitude: crer que Deus tem o melhor para você

- É mais fácil lidar com o deserto quando vemos que é um propósito que nos treina e gera perseverança (Rm 5: 3,4).
Nunca recue, nunca desista, um dia o deserto acaba e quando você olhar para trás, sentirá a satisfação por não ter desistido. 
Há muitas situações que não controlamos, a família em que nascemos, a raça que pertencemos, mas a confiança em Deus, a nossa fé pessoal, pode e deve ser desenvolvida.
- Não podemos delegar aos outros, por mais próximos que sejam, a nossa fé. Seremos confrontados e a tendência humana é fugir, mas quando acreditamos e confiamos em Deus, que Ele tem o melhor para nós, permanecemos, pois eu sei que Deus cumprirá seu propósito em mim e todas as coisas cooperaram para isso (Rm 8: 28).

3ª atitude: crer que Deus proverá todas as coisas

- Mesmo no deserto, não faltou provisão, inclusive carne, água, sombra, e o cuidado de Deus foi tanto que vestimenta e calçados se conservaram por 40 anos, inclusive das crianças que cresceram.
Mateus (Mt 6: 25 a 34) nos exorta a olhar para o céu, para as aves, os pardais que alegremente cantam, que não plantam, mas são cuidados por Deus. Deus cuidará de você. 
Preocupe-se com o que te faz agir em discordância das promessas de Deus, não veja só o natural, mas seja bem-aventurado por crer sem precisar ver (Jo 20:29). As promessas de Deus se cumprirão. 
- A ansiedade não resolve nada e a preocupação é uma opção, decidimos nos preocupar. Temos a escolha de confiar em Deus e descansar. Toda mudança gera desconforto, mas podemos aprender com as mudanças, aprender e nos enriquecer com as virtudes de Deus e não andar ansiosos por cousa alguma (Fp 4:6). Aprenda a lançar seus fardos e descansar no Senhor.

4ª atitude: crer que Deus está ouvindo seu clamor

- Nossa oração fervorosa (clamor) será sempre ouvida pelo Pai, portanto é certo que algo Deus
sempre fará, arrisque-se a sair do barco, desafie suas dúvidas e incredulidade.
- Deus ouve o clamor de seu povo (Ex 3:7 e Sl 34:15) e a alegria virá, como cantamos na música “Deus de Aliança”.
O diabo não é maior, maior é o que está em nós, ouse acreditar nos sonhos de Deus, não limite Deus.
Isso pode levar um tempo, mas a semente bem cuidada virará uma árvore que abrigará muitos. 
O deserto revela o que temos em nosso coração e pode ser uma alavanca para mudança de vida. 
Na circunstância que te oprime você pode  crer que Deus tem o melhor, o diabo nunca levará nada, a morte não pode nos vencer, em Deus nunca perderemos.
- O maior milagre que precisamos perceber é a salvação em Cristo Jesus. Você está vivendo uma vida com propósito ou vivendo por viver?

5ª atitude: aprender a louvar

- Louve, mesmo quando é a coisa que menos você queira fazer. Nossa tendência é que no cansaço nos tornemos irritadiços. Paulo e Silas (At 16: a partir do verso 19) louvaram o Senhor na extrema adversidade, quando estavam presos por darem testemunho de Jesus.
É fácil louvar quando as coisas estão boas, mas na hora da dor e da indefinição é que devemos aprender a oferecer sacrifício de louvor ao Senhor e transformar  a dor em poder.
- Você sairá mais experiente das batalhas e terá uma palavra de esperança em seus lábios. Creia em Deus!

Conclusão: Abra seu coração, tenha pensamentos de Deus em sua vida, embora os pensamentos de
Deus sejam mais elevados, Ele nos chamou para nos transformar num povo vitorioso, pleno de virtude e motivação.

A chave para isso é ser cheio do Espírito Santo, à semelhança de Jesus Cristo, um verdadeiro cristão. Creia que Deus proverá todas as coisas, Ele te conhece e ouve a tua voz. Bendito é o Senhor!