O Livro de Apocalipse é um livro de conclusão. Em Gênesis vemos a revelação do propósito de Deus: ter o homem como Sua imagem e semelhança para representá-lO na Terra e ter comunhão com Ele
Mas o diabo tentou frustrar este propósito levando o homem à queda. A história de como Deus resgatou os homens, a redenção, e a sua conclusão é contada em Apocalipse. No último livro vemos que Deus nos fez reino e sacerdotes (Ap 1.6).
Um dos objetivos de Apocalipse é mostrar o estabelecimento do reino de Deus. O Senhor está restaurando o Seu direito sobre a Terra, para fazer dela o Seu reino (Ap 11.15). Quando Cristo veio, Ele introduziu o reino de Deus (Mt 12.28; Lc 17.21).
Esse reino foi aumentado por meio da Igreja (Mt 16.18,19). Mas, por outro lado, o reino de Deus ainda virá quando Cristo e os crentes vencedores reinarem sobre a Terra no reino milenar (Ap 2.26,27; 12.5; 20.4;6). Assim, vemos em Apocalipse, a conclusão do propósito de Deus declarado em Gênesis. O reino é para representá-lO em autoridade e o sacerdócio para expressá-lO em santidade.
Apocalipse também é importante porque vemos ali a conclusão de Deus a respeito da serpente. Descobrimos porque Deus tem tolerado a ação de satanás na Terra. Apocalipse é, portanto, a conclusão de quatro tópicos principais: o propósito de Deus; a redenção do homem; a Igreja e o destino de satanás.
A revelação
A revelação básica do livro de Apocalipse é do Senhor Jesus, da Sua pessoa.
Somente nesse Livro vemos Cristo como o sumo sacerdote cuidando das Igrejas (1.13-16), como o Cordeiro que foi morto, como o Leão da Tribo de Judá (5.1-6.1). Cristo aqui possui sete olhos (5.6) e uma espada afiada sai de Sua boca (1.16).
Existem vinte e seis descrições do Senhor em Apocalipse. Dentre estas podemos destacar: a Fiel Testemunha (1.5; 3.14); o Primogênito dos Mortos (1.5); o Soberano dos Reis da Terra (1.5); o Santo (3.7); o Verdadeiro (3.7); o Fiel (19.11); o Esposo (21.2); o Outro Anjo (7.2; 8.3).
O testemunho de Cristo (vv. 2,3)
O testemunho de Cristo é a Igreja. Por um lado esta é a revelação de Cristo, e por outro o Seu testemunho. Apocalipse 21.23 diz que Deus é a luz e o Cordeiro, é a lâmpada, mas agora sabemos que a Igreja é representada pelos candelabros em Apocalipse 1.12-20. Nesses versos temos Cristo andando no meio dos candelabros de ouro. Estes candelabros representam a divindade do Senhor.
Podemos dizer também que esses candelabros representam a luz que está resplandecendo no meio das trevas desse mundo. Por fim, esses candelabros possuem a característica de serem basicamente iguais. Quando o Espírito de Deus se move nas igrejas elas se tornam muito semelhantes. Tentar ser diferente é vaidade humana.
1. A grande multidão (7.9-17)
A Igreja representa uma grande multidão redimida de todas as tribos, povos e línguas.
2. A mulher com o filho varão (12.1-17)
A mulher no capítulo doze representa todo o corpo do povo de Deus e o filho varão a sua parte mais forte. O filho varão simboliza os crentes vencedores que existem na igreja.
O filho varão será arrebatado para o trono de Deus e depois disso o dragão perseguirá o resto da mulher. Depois que o filho varão é arrebatado, satanás é expulso dos céus.
3. As primícias e a messe (14.1-5;14-16)
A Igreja é como uma lavoura que precisa crescer e se tornar madura. A parte da lavoura que amadurece primeiro é chamada de primícias. Estas serão arrebatadas para Sião antes da grande tribulação. A messe estará amadurecida perto do fim da grande tribulação. A perseguição será como o forte sol que amadurecerá a colheita dos santos.
4. Os vencedores sobre a besta (15.2-4)
Aqueles que ficarem para a grande tribulação terão necessariamente que se tornarem vencedores, porque terão de vencer a besta e a sua marca.
5. A noiva (19.7-9)
No final, a noiva estará ataviada e vestida de linho finíssimo pronta para as bodas do Cordeiro.
6. O exército (17.14; 19.14-19)
No final dessa era, o anticristo juntará os exércitos da Terra para guerrearem contra Cristo e o Seu exército. O exército do Senhor é formado pelos chamados, eleitos e fiéis que se acham com Ele.
7. A Nova Jerusalém (21.1-22.5)
O testemunho final de Jesus será a Nova Jerusalém, a consumação final do propósito de Deus; e será composta de todos os redimidos do Senhor por toda a eternidade.
A dedicatória às igrejas (v. 4-8)
A saudação de João envolve as três pessoas da trindade. Primeiro o que era, é e será, referindo-se a Deus. O segundo, da parte dos sete espíritos de Deus, está referindo-se ao Espírito Santo. O último, a fiel testemunha, o primogênito dos mortos, o soberano dos reis da Terra, refere-se a Jesus Cristo. Se compararmos o verso 8, veremos que Jesus é Deus, pois Ele é o Alfa e o Ômega.
Eis que vem com as nuvens
A volta de Jesus tem dois aspectos — antes e depois da grande tribulação. O primeiro será secreto; o segundo às claras. O primeiro aspecto nós também chamamos de arrebatamento dos crentes vencedores.
1. O aspecto secreto
Vejamos alguns aspectos de como Cristo virá:
a. Como ladrão (Ap 3.3; 16.15)
O Senhor virá como ladrão para buscar coisas preciosas, o Seu tesouro (Mt 24.40,41; Ap 3.3; 16.15).
b. Em hora desconhecida
Nenhum ladrão diz de antemão a hora de sua chegada, por isso será em hora desconhecida (Ap 3.3; Mt 24.36).
c. Para buscar os vencedores
Lemos em Apocalipse que o filho varão foi arrebatado até o trono de Deus (Ap 12.5). Nós veremos mais tarde que esse filho varão representa os crentes vencedores.
d. Como recompensa aos crentes vigilantes
(Mt 24.42-44)
Apocalipse ainda nos diz que Jesus virá como a estrela da manhã (Ap 2.28), mas Malaquias 4.2 fala que virá como o sol. Se você quiser ver a estrela da manhã deve estar acordado bem cedo quando todos estão dormindo. Mas com respeito ao sol não precisamos fazer coisa alguma.
2. O aspecto às claras
a. Será visto por todas as tribos da terra
Não existe muita clareza se a terra mencionada em Apocalipse 1.7 refere-se a todo o planeta ou apenas a Israel. Baseados em Zacarias 12.10 é provável que se refira apenas a Israel. (Mt 24.27;30).
b. Será no fim da grande tribulação
A vinda secreta do Senhor, que chamamos de arrebatamento, ninguém sabe quando será o tempo, mas os sinais são perfeitamente claros na Palavra de Deus, acontecerá antes da grande tribulação (Mt 24.15,21). Já a vinda às claras será depois da grande tribulação (Mt 24.29,30). Será quando soar a última trombeta (a sétima). A última trombeta marcará o final da grande tribulação (1Co 15.52; 1Ts 4.16; Ap 18.1) e o anticristo se manifestará antes da vinda do Senhor (2Ts 2.1-4;8).
c. Virá nas nuvens
De acordo com Atos, o Senhor virá da mesma maneira que subiu ao céu (1.11,12). Uma vez que Ele subiu do monte das Oliveiras é de lá que Ele virá (Zc 14.4; Ap 1.7; 14.14).
d. Ele virá com os santos vencedores
Juntamente com os vencedores, o Senhor estabelecerá Seu reino sobre a Terra (Ap 16.12-16; 17.13; 19.11-21;)
Companheiro na tribulação, no reino e perseverança
Estar em Cristo é desfrutar da salvação, graça e toda sorte de bênção. Estar em Jesus por sua vez é participar do Seu sofrimento. O nome “Jesus” denota um homem de dores, conforme Isaías 53.3. Estar em Cristo é ser participante daquilo que Ele passou quando estava na Terra. É sofrer por Cristo, reinar com Ele e perseverar até o fim.