OS TESTES DA CONQUISTA!

Josué 7.1-12

Introdução: Sabe irmão, há um desejo no coração de Deus em que tudo vá bem com a igreja. O Senhor tem nos trazidos uma palavra nestes dias sobre conquistas. É desejo do Senhor que entremos na posse de tudo quanto Ele mesmo nos tem prometido.

Mas parece que o conteúdo das mensagens tem incomodado algumas pessoas. Eu só quero dizer que se Deus está repetindo a mesma palavra toda semana é porque certamente Ele quer se fazer entender para alguns filhos que ainda são teimosos em não obedecê-lo.
Hoje, nós veremos que existe uma hora certa de Deus abençoar você. E antes dessa bênção vir, alguns testes vão acontecer. Você precisa estar pronto. Você precisa estar preparado e quando Deus resolver abençoar sua vida, você precisa estar aprovado nos testes de Deus.

Há uma promessa que nos foi dada. Há uma luta para ser ganha. Sabemos que o nosso Deus é um Deus de princípios. No caminho da vitória não existe atalhos. Portanto, se queremos uma conquista efetiva temos que primeiro ser aprovados nos testes de Deus. E quais são esses testes?

F.T.: O primeiro teste é...
I – O TESTE DA CONSAGRAÇÃO (V.1)
Veja o que diz o verso 1:

“Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, ... tomou das coisas condenadas...”

1.1. O que significa prevaricar? É quando uma pessoa deixa de cumprir seu dever por interesses ou má fé.
1.2. A Bíblia diz que houve pecado de prevaricação. Ou seja, existia uma ordem expressa de Deus pra não fazer algo, e essa ordem não foi cumprida.
1.3. Acã fazia parte do povo de Deus, ele era membro da tribo de Judá. Ele sabia que como povo escolhido não poderia contrariar as ordens de Deus. Tocar em algo condenado é o mesmo que quebrar a consagração. O Senhor deu uma ordem que não podia ser desobedecida. 

1.4. Todavia veja o que aconteceu: Josué 7.20-21

7.20 Respondeu Acã a Josué e disse: Verdadeiramente, pequei contra o SENHOR, Deus de Israel, e fiz assim e assim.
7.21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo.

1.5. Houve um processo até a quebra da consagração:
a) Eu vi - nem tudo podemos ver. - “o que os olhos não vêem o coração não padece” Guarde os seus olhos.
b) Eu cobicei - (Não cobiçaras - Êx. 20.17) Cobiçar é arquitetar na mente; é o alimentar de um pensamento ilícito com o fim de alcançar o que se deseja. 
c) Eu tomei – Consumou o pecado.
d) Eu escondi – Ocultei. Ao invés de confessar buscou encobrir.

1.7. O Diabo sempre trabalha para roubar a nossa consagração. Foi o mesmo processo que ele fez com Sansão. Sansão era consagrado a Deus desde o ventre. Não podia beber vinho e comer nada produzido da uva, não podia tocar em cadáver nem cortar os cabelos. Mas o Diabo sempre o levava a passear no meio da vinha. Até que um dia ele encontrou um leão morto e dentro do leão tinha mel. E ele resolveu comer o mel tocando assim no morto. Por último ele contou o segredo de sua força para Dalila e teve os seus cabelos cortados. 

• O que nos impede de pecar quando estamos sozinhos é a nossa consagração. 
• Sabe por que muitas vezes nós não conquistamos mais? Porque não somos suficientemente consagrados.
• Quem é consagrado mesmo, foge quando o pecado se aproxima como fez José na casa de Potifar.
• A consagração nos leva a fazer não o que nós queremos, mas o que Deus quer.

Ilustração: 
Foi o caso de Jesus no Getsêmani. “Se possível passa de mim este cálice, todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres”

• A palavra consagrado significa separado para uso exclusivo de algo ou alguém;
• Você foi separado para o uso exclusivo de Deus. Não deixe que o Diabo roube a sua consagração. 
• Se você vai conquistar mais na sua vida, depende de sua consagração. 

F.T.: O segundo teste é...
II – O TESTE DA FIDELIDADE (V.11)
 2.1. Um dos motivos pelos quais Deus ordenou que o povo não ficasse com nenhuma parte dos despojos é que Jericó era as primícias da conquista na entrada de Canaã. E nós sabemos que tudo o que é primeiro pertence ao Senhor. 

2.2. Todavia, Deus sabia que lá dentro da cidade, tinha muita riqueza. Portanto seria um teste para aqueles soldados, vendo tanta coisa valiosa e não tomando nada para si. E foi justamente nesse teste que Acã bombou.
2.3. Deus não trabalha com infiéis. Então ele sempre vai testar nossa fidelidade. Cada soldado do exército de Israel foi testado, a maioria foi aprovada, mas Acã foi reprovado porque não resistiu e desobedeceu a Deus.
2.5. As coisas de ouro, prata e utensílios de bronze e de ferro estavam sendo recolhidos para o tesouro de Senhor (Josué 6.19). Quando um soldado encontrava algo assim, deveria entregar, era a parte do Senhor. Mas Acã não fez assim, ele tomou para si algumas coisas.
2.6. Meu irmão, minha irmã, o que você tem tomado do Senhor? O que está impedindo a sua consagração, o que você está ocultando de Deus.

Observe o que Acã diz no v.21:
“Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo.”

2.6. E Deus não gostou daquilo. (v. 11) Então o Senhor retira a sua bênção de sobre. E quando o Senhor retira a sua bênção de sobre o povo, só acontece derrotas, só passa vergonha. A história diz que o povo foi derrotado enquanto não resolveram o problema. 
2.7. Josué sem entender o que acontecendo rasga as suas vestes, se prostra no chão e põe a orar (Js.7.6-9). E nós vamos ver aqui algo interessante, um dos poucos momentos na Bíblia onde o Senhor manda alguém parar de orar e começar a agir, v.10:

“Então, disse o SENHOR a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto?”

• Não adianta orar por prosperidade quando você anda em infidelidade. Deus falou para Josué pare de orar, e arrume a casa, porque tem gente andando em infidelidade diante de mim.

• Um pecado secreto na terra é um escândalo público no céu. Ninguém viu. Mas Deus viu. Ele sabe exatamente o que aconteceu, o que foi roubado e onde está. Por isso, Deus falou para Josué, você não viu. Mas eu vi. 

• Deus vai permitir situações em sua vida, onde ninguém está vendo, ninguém jamais saberá se você fizer somente para testar sua fidelidade.

• Você é uma pessoa confiável? Deus pode confiar recursos em suas mãos? Deus pode usar você como canal para abençoar outras pessoas?

• Ou será que existe alguma capa babilônica escondida no meio de suas coisas? 

• Muitas vezes Deus vai nos testar colocando recursos em suas mãos que não são para você. Estarão em suas mãos, mas não são para o seu uso pessoal. São para o cumprimento do seu propósito e se você for fiel, Deus depositará muito mais em suas mãos. 
• A conquista da prosperidade não acontecerá sem que primeiro haja a restauração da fidelidade.

F.T.: O terceiro teste é...
III – O TESTE DO CARÁTER (Vv.11,12)

3.1. Veja que coisa interessante no verso 11:
“Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram”

3.2. Veja que mesmo depois de ter sido infiel, e ter quebrado a consagração, Deus ainda dá ainda estende sua misericórdia e testa o caráter de Acã. E o que nós vamos perceber é que o problema de Acã não foi apenas à capa babilônica, o problema de Acã foi o seu caráter. Senão veja o que aconteceu.

• O povo perde a guerra, Acã não fala nada, fica caladinho.
• Josué ora e Deus fala que é por causa de alguém que foi infiel, e Acã novamente não fala nada.
• Josué manda chamar todas as tribos Acã não fala nada...
• Josué lança sorte e a sorte cai sobre a tribo de Judá, da qual Acã fazia parte, e ele ainda assim não fala nada.
• Lança sorte novamente sobre a tribo de Judá cai sobre a família dos Zeraítas, que era da família de Acã ele continua calado
• Sorteia sobre a casa dos Zeraitas e cai na família de Zebidi da qual Acã fazia parte , e ele não fala nada.
• Manda chamar a família de Zebidi e lança sorte homem por homem e cai sobre Acã e só agora ele confessa. Porque o senhor o delatou diante do povo.

3.3. A minha pergunta é: Deus já sabia que Acã tinha roubado a capa babilônica e a barra de ouro? Sim! E porque Deus deixou Josué ter esse trabalho todo? Porque o alvo de Deus não é nos expor. O alvo de Deus é que nós confessemos. 
3.4. Deus estava dando chances a Acã. Deus estava testando o caráter dele. Ele tinha bombado no teste da consagração. Tocou nas coisas condenadas. Ele já tinha bombado no teste da fidelidade, roubou o tesouro do Senhor. Mas talvez fosse um acidente de percurso. Poderia ser que ele era uma pessoa íntegra e só aconteceu essa vez. Deus então testa o caráter dele.
3.5. Se você contar direitinho você verá que Deus deu pelo menos sete oportunidades a Acã de confessar o seu pecado e ele não confessou. Precisou ser exposto para poder assumir.

• Quanta chance Deus já lhe deu? Você nunca se perguntou por que algumas conquistas ainda não aconteceram em sua vida? 
• Talvez exista algo oculto. Talvez exista uma capa babilônica no meio de suas coisas. Será que você não tem em sua casa coisas que deveria estar no tesouro de Deus?
• Deus quer desatar uma unção de conquista sobre a sua vida. Mas para isso é necessário que antes você acerte a sua vida com Deus.

• Muitas vezes Deus vai usar circunstâncias em sua vida, onde ninguém vai estar vendo você, ninguém nunca saberá o que você fez, apenas para testar o seu caráter. 

Ilustração:Certa vez um jovem foi a um homem sábio, pedir conselhos. O homem sábio disse que só queria saber uma coisa.
Ele propôs uma situação imaginária e disse:
- Imagine que você nunca seria pego e ninguém seria machucado. Ninguém perderia nada. Se estas circunstâncias fossem garantidas, você enganaria uma pessoa por dez mil dólares?
O jovem pensou um pouco e respondeu.
- Sim, por dez mil dólares e ninguém saberia e ninguém seria machucado. Eu enganaria.
O sábio balançou a cabeça e disse:
- Tenho outra pergunta. Você enganaria por dez centavos?
Furioso, o jovem indagou:
- Que tipo de pessoa você acha que eu sou?
O sábio respondeu.
- Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas tentando estabelecer seu preço.

• Porque muitas vezes nós não conquistamos mais, não somos mais abençoados, não prosperamos mais? 
• Porque Deus não pode continuar abençoando alguém enquanto sua vida está cheia de falhas de caráter.
• Quando essas falhas forem corrigidas você entrará numa rota de conquista sem procedentes. 

II Timóteo 2.15
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

• Acã não foi aprovado, e por isso não pode usufruir das bênçãos, mas quanto aos que foram aprovados por Deus, veja o que aconteceu. Js.8.1,2

“8.1 Disse o SENHOR a Josué: Não temas, não te atemorizes; toma contigo toda a gente de guerra, e dispõe-te, e sobe a Ai; olha que entreguei nas tuas mãos o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.
8.2 Farás a Ai e a seu rei como fizeste a Jericó e a seu rei; somente que para vós outros saqueareis os seus despojos e o seu gado;... .”

• Deus deu a estratégia e autorizou o povo a ficar com os as riquezas de forma que eles subiram conquistando e despojando os inimigos de maneira que até os dias de hoje Israel é uma nação próspera. 
• Você é a única pessoa na face da terra que pode limitar as bênçãos de Deus em sua vida.

Conclusão: Irmãos, Deus quer te fazer conquistar, mas tempo de conquista é tempo também de muitos testes de Deus. E quando eu falo de Deus, é porque é Deus mesmo quem nos testa. E o que ele testará em nós:
1) A Sua Consagração: Quem é consagrado foge do pecado. Quem não é, põe a carne à prova. 
2) A Sua Fidelidade: Deus vai colocar recursos em suas mãos, dinheiro que você não poderá usar em proveito próprio. São recursos destinados para cumprir o propósito profético de Deus. Esses recursos são suas ofertas, seus dízimos suas primícias.
3) O Seu Caráter: Deus vai por a prova tudo o que você diz que é. Acã teve sete chances para confessar e não confessou antes de ser apedrejado. Você precisa permitir que o Espírito Santo lapide o seu caráter para que você mesmo não venha a bloquear as conquistas que deus tem para sua vida.

Hoje é noite de consagração. Hoje é noite de nos rendermos ao Senhor. Vamos rejeitar o espírito de Acã no meio de nós para que possamos andar em vitória e conquistarmos as promessas que Deus tem para a nossa vida. 

Não deixe o diabo abortar os planos de Deus para sua vida!